Coordenação Pedagógica



Alfredo Rheingantz: Economista pela USP e Pedagogo pelo Emerson College - Inglaterra - com Especialização em Pedagogia Waldorf para Ensino Médio em Alder Bridge - Inglaterra. Experiência como professor multidisciplinar no Ensino Fundamental, com prática em diversas disciplinas. Vem atuando como tutor de professores em escolas Waldorf. É membro do comitê de Formação de Professores do IABCD - instituto que atua junto à rede pública. É diretor da Associação Pedagógica Rudolf Steiner – Mantenedora da Escola Waldorf Rudolf Steiner, diretor geral da Editora Antroposófica, especializada em títulos das áreas pedagógica, medicina e antroposofia. Participou de vários cursos e formações envolvendo a questão das drogas na adolescência.



Cláudia Maria Retz Toledo Veiga: Mestre em Física pela UNICAMP. Graduada em Pedagogia, professora de Ensino Superior em Física na Unesp de Bauru, professora-fundadora e mantenedora da Viver- Escola Waldorf de Bauru. Seminário de Pedagogia Antroposófica para Professores Atuantes, SEPAPA. Professora de classe e de matéria no Ensino Fundamental na Viver - Escola Waldorf de Bauru, professora de Ensino Médio em Física, Química e Geometria na Viver - Escola Waldorf de Bauru e na Escola Waldorf Aitiara de Botucatu. Tutora de professores de Ensino Fundamental e Médio na Escola Waldorf Veredas de Campinas e na Escola Waldorf Querência de Porto Alegre, tutora de professores de Ensino Médio na Viver-Escola Waldorf de Bauru. Professora em Seminários de Formação para professores Waldorf em Botucatu, Belo Horizonte e Porto Alegre. Co-fundadora do Instituto Impulso Formação e Desenvolvimento Humano, organizando ciclo de palestras,e seminário de formação para professores Waldorf em Bauru.

Luciana Maria Retz: graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP; pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental, pela UCAM, RJ. Especializou-se em Pedagogia Waldorf pelo SEPAPA, Botucatu, SP; especialização em Ensino Médio Waldorf em Redding, UK. Professora de classe (duas turmas) e de matéria no Ensino Fundamental na Viver - Escola Waldorf de Bauru. Formada em  Terapia Artística pela Escola Sagres, Florianópolis, SC. Iniciou suas atividades profissionais na área da pedagogia Waldorf, com a implantação da escola “ Faz De Conta”, em Espírito Santo do Turvo, SP onde também participou do grupo fundador da Associação de Artesãs “Mãos de Fadas”. Membro fundadora da “Viver Escola Waldorf de Bauru”. Atuou junto à equipe responsável pela implantação da pedagogia Waldorf no ensino público, na cidade de Espírito Santo do Turvo, SP. Membro fundador do  “Instituto Impulso Formação e Desenvolvimento Humano” de Bauru. Sócia fundadora da “Eco Escola Bambu”.


Veronika Brunis-Quincas: nascida na Alemanha em 1964, formada em Pedagogia Waldorf e Euritmia, pelo Instituto de Pedagogia Waldorf, Witten, e pelo Eurythmeum, Hannover e Stuttgart (Alemanha). Co-fundadora da Escola Waldorf em Chemnitz (Alemanha Oriental) depois do fim do comunismo.Desde 1998 no Brasil como professora de Euritmia. Co-fundadora do curso Antropomúsica (Itatiba, SP). Docente convidada em cursos de formação em Pedagogia Waldorf em Cuiabá, Nova Friburgo e Botucatu. Integrante da Formação em Pedagogia Social em São Paulo. Atualmente integra o colegiado da Escola Viver, Bauru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário